Erasmus na polonia

Afonso Silva

Membro do departamento de R&D, Licenciatura em Gestão

19 de Dezembro de 2024

É cada vez mais comum para os alunos portugueses escolherem integrar o programa de Erasmus/Exchange durante o seu percurso no ensino superior. Com diferentes destinos e diferentes universidades pode parecer difícil fazer uma escolha, muitas opções com vantagens e desvantagens. Tendo vindo a destacar-se como destino de Erasmus, venho abrir o livro sobre Erasmus na Polónia e o que pode ser esperado por parte dos alunos de Erasmus.

A Polónia é um país localizado na Europa Central, com um clima frio e cultura riquíssima. Faz fronteira com Alemanha, Ucrânia, Bielorrússia, Lituânia, Chéquia, Eslováquia e ainda o enclave de Kaliningrado, parte do território Russo. Possui costa marítima no norte com acesso ao mar Báltico, destacando-se ainda pelas suas cidades históricas e paisagens naturais.

Dentro da Polónia existem várias cidades com Universidades que acolhem alunos de universidades portuguesas. Varsóvia, a capital é uma cidade moderna, reconstruída após a 2ª guerra mundial, uma cidade vertical com arranha céus misturando ainda edifícios históricos. Cracóvia, antiga capital do país, localiza-se mais a sul destacando-se pela sua história e arquitetura medieval que foi conseguindo preservar ao longo dos anos, Auschwitz fica a sensivelmente 60km desta cidade. Outras cidades como Gdansk que possui acesso ao mar e Poznan que possui uma cultura riquíssima sendo um centro de inovações no país valem também a visita. Todas as cidades possuem ume qualidade de vida e estadia incrível tornando qualquer uma um excelente destino para viver ou visitar.

As universidades polacas destacam-se pela sua qualidade de ensino e abordagem inovadora, atraído estudantes de todos os cantos do mundo, o que permite aos estudantes entrarem em contacto não só com a cultura polaca, mas com todas as culturas. Instituições com diversas acreditações, algumas “triple crown”. Com um ambiente descontraído e internacional, estas instituições são ideias para estudantes que queiram abrir os seus horizontes e crescer a nível pessoal e profissional.

Embora estudar na Polónia ofereça muitas vantagens, existem tambem desafios a considerar. O mais evidente, a língua, o polaco é uma língua eslava (slavic) pelo que tem mínimas parecenças ao nosso português. Os polacos não dominam o inglês tão bem quanto os países do oeste mas fazem um esforço para que ninguém fique de parte.

A moeda, na Polónia é usado o zloty, moeda própria do país. As primeiras vezes no supermercado ou lojas pode ser confuso, mas obstáculo que rapidamente se ultrapassa. Bancos como o Revolut facilitam câmbios entre euro e zloty permitindo a conversão da moeda com o mínimo de custos possíveis, a opção mais usada por estrangeiros no país.

Possuindo fronteira com território russo (enclave territorial), face aos acontecimentos históricos entre os dois países e a mais recente invasão russa á Ucrânia algumas pessoas poderão evitar este destino. Como alguém que esteve durante esse período em território polaco, posso afirmar que o clima é de tranquilidade e de poucos alarmismos.

Conclusão

A Polónia tem vindo a reforçar o seu estatuto de destino de Erasmus para alunos oriundos de Portugal, e com razões para isso, qualidade de vida, centros históricos, proximidade com outros países que facilita viagens e boa vida noturna. É um destino que recomendo vivamente para todos os que estejam a pensar no assunto, sendo que só a escolha de fazer Erasmus, independentemente do destino, já seja uma boa escolha. É um programa que abre horizontes e permite, no mundo global onde vivemos hoje em dia, adaptar a ambientes multiculturais.