O poder do turismo em Portugal

Inês Cardoso

Membro do departamento de Marketing do IBC e aluna da licenciatura em Management no ISEG

14 de Março de 2024

"O turismo está sujeito a ciclos de prosperidade, de retoma e de recessão, por isso temos de continuar a debater os desafios que o setor enfrenta, tentando encontrar as melhores soluções para um crescimento sustentado, coeso e inclusivo"

Em Portugal, o turismo tem vindo a crescer exponencialmente nos últimos anos, sendo o principal motor da economia. De acordo com o INE, o turismo inclui todas as atividades realizadas pelos visitantes durante as suas viagens e estadias em lugares distintos do seu ambiente habitual, por um período consecutivo inferior a 12 meses, com fins de lazer, negócios ou outros motivos não relacionados com o exercício de uma atividade remunerada no local visitado. Além de gerar riqueza para o país, o turismo é uma atividade que também emprega um elevado número de trabalhadores, incluindo, entre outros, cozinheiros, rececionistas, porteiros e empregados de mesa.
O turismo português está a passar por uma das suas melhores fases. Em 2023, Portugal forneceu alojamento a 30 milhões de hóspedes e o número total de dormidas foi superior a 77 milhões. Verificou-se também um crescimento das receitas de 18,5% face a 2022 e prevê-se um crescimento semelhante em 2024. Portugal é o 5º país com maior contributo do turismo para o PIB. Embora o Algarve seja o principal destino turístico português, é a única região que se mantém com os níveis abaixo do pré-pandemia, a nível de dormidas. Por sua vez, em Lisboa, realizaram-se 19,6% do total de dormidas, sendo esta a região com o valor mais elevado.
Em Portugal, o turismo foi a origem de 19,1% da riqueza produzida em 2023, de acordo com o relatório do World Travel & Tourism Council (WTTC). Em 2022, o Consumo de Turismo no Território Económico (CTTE) foi de 15,8% do PIB, superando os valores de 2019, cujo valor foi de 15,3% do PIB. O aumento das exportações do turismo e a diminuição da dívida pública promoveu a descida da dívida externa para o valor mais baixo dos últimos 18 anos. A Estratégia Turismo 2027 é o referencial estratégico para o Turismo em Portugal na presente década. Os ativos estratégicos da ET27 são os seguintes: Pessoas; Clima e Luz; História, cultura e identidade; Mar; Natureza; Água; Gastronomia e vinhos; Eventos artístico-culturais, desportivos e de negócios; Bem-estar; e Living -viver em Portugal.
Os principais destinos turísticos do país são: Algarve, Aveiro, Serra da Estrela, Porto, Açores e a Madeira. O Algarve destaca-se pelas suas fabulosas águas quentes e praias incríveis. Em Aveiro, cidade também conhecida como “Veneza Portuguesa” podemos fazer um passeio de moliceiros, as embarcações típicas da zona, enquanto conhecemos a cidade através dos canais. Se queremos algo mais direcionado para o frio, podemos visitar a Serra da Estrela, o ponto mais alto de Portugal Continental. Para os apreciadores de vinho, visitar a zona do Porto e Alto Douro é essencial, onde recomendo uma prova do vinho da região, conhecido mundialmente por um dos melhores do mundo. Nos arquipélagos, a Madeira destaca-se pelo fogo de artifício no Réveillon e os Açores pela natureza.

Em Portugal, temos também 17 monumentos e locais de turismo que fazem parte do Património Mundial da Unesco, entre eles a Torre de Belém, o Mosteiro dos Jerónimos e a Floresta Laurissilva. Como qualquer outra atividade económica, o turismo está sujeito a ciclos de prosperidade, de retoma e de recessão, por isso temos de continuar a debater os desafios que o setor enfrenta, tentando encontrar as melhores soluções para um crescimento sustentado, coeso e inclusivo desta parcela tão relevante do nosso tecido económico e social.


Referências: https://smi.ine.pt/Conceito/Detalhes/5040?modal=1 https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/turismo—lazer/detalhe/vamos-crescer-mais-em-2024-turismo-fecha-melhor-ano-de-sempre https://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_destaques&DESTAQUESdest_boui=594838197&DESTAQUESmodo=2 https://sicnoticias.pt/economia/2024-02-14-Hospedes-e-dormidas-no-alojamento-turistico-superam-niveis-pre-pandemia-2192133b https://expresso.pt/economia/economia_turismo/2024-02-14-Receitas-do-turismo-alcancaram-novo-recorde-em-2023-92612d19 https://expresso.pt/economia/transportes/2024-02-14-Nunca-passaram-tantos-passageiros-pelos-aeroportos-nacionais-como-em-2023-4afb3c96 https://www.gee.gov.pt/pt/indicadores-diarios/ultimos-indicadores/32941-conta-satelite-do-turismo-para-portugal-ine-2 https://unescoportugal.mne.gov.pt/pt/temas/proteger-o-nosso-patrimonio-e-promover-a-criatividade/patrimonio-mundial-em-portugal https://business.turismodeportugal.pt/pt/Conhecer/estrategia-turismo/Estrategia_2027/Paginas/default.aspx