Tendência da Consultoria em RSC

Maria São Marcos

Membro do Departamento de Projetos da ISEG JBC

29 de abril de 2022

Responsabilidade Social – o tema que tem impactado as nossas vidas e a maneira de fazer negócios.

O mundo tem sofrido alterações, e tem havido uma crescente preocupação em torno deste tema, a Responsabilidade Social. Na Responsabilidade Social podemos falar em três pilares, que se complementam e funcionam de maneira integrada numa empresa:

• Responsabilidade Social Corporativa;
• Responsabilidade Social Empresarial;
• Responsabilidade Social Ambiental.

 

Hoje em dia, maior parte das empresas não se preocupa apenas com a criação de lucro, mas tem em conta todo o impacto que esta tem sobre os seus clientes, colaboradores, acionistas, comunidades locais, ambiente e a sociedade em geral. Isto define o que conhecemos por Responsabilidade Social Corporativa, e que vai para além do cumprimento da legislação nacional e internacional no âmbito Social, Laboral, Ambiental e de Direitos Humanos. A Responsabilidade Social Corporativa não é obrigatória para as empresas, mas é uma grande oportunidade para estas criarem valor tangível e sustentado.

leo-manjarrez-q6vBkixu1zs-unsplash
shane-rounce-DNkoNXQti3c-unsplash

No website da Forbes, um artigo publicado em novembro de 2020, destaca algumas das vantagens da incorporação da RSC na empresa. Entre elas:

“Atrair e reter empregados” – várias pessoas procuram trabalhar em empresas que tenham uma estratégia de RSC bem definida, pois isso reflete que se preocupam não só com a sociedade, mas também com os seus funcionários. “Aumentar a percepção da marca nos clientes” – como referido anteriormente, a RSC é uma maneira de criar valor, e esse valor conquista a confiança dos clientes. “Sinal de responsabilidade para com os investidores” – os investidores consideram isto um “comportamento corporativo ético, que reduz o risco de investimento”. “Economiza dinheiro” – apesar destes programas requerirem algum investimento, esse é revertido pelo facto dos clientes estarem dispostos a pagar mais por produtos de uma empresa mais socialmente sustentável. E por fim, “Melhor engagement com os clientes”.

O processo de criação e implementação de um plano de Responsabilidade Social Corporativa pode ser desenvolvido estritamente a nível interno, ou com recurso a uma entidade externa, uma consultora.

Para aproveitar as vantagens referidas anteriormente, as empresas têm vindo a incorporar na sua estratégia a Responsabilidade Social, e muitas, devido ao pouco conhecimento que têm nesta área, recorrem a uma consultora, razão esta que levou a um aumento na entrega de serviços de consultoria. Grandes consultoras já incorporaram na sua carteira, serviços relacionados com RSC, como é o caso da Accenture que oferece serviços na área da sustentabilidade, bem como outras consultoras que fazem disto o seu Core Business. Como exemplo temos a CORE, uma organização não-governamental, fundada em 2013 que entrega serviços de responsabilidade social estratégica e a Impacteam, uma consultora de Responsabilidade Social operacional.

Os serviços de consultoria, relacionados com RSC, tem como objetivo ajudar as empresas a desenvolver programas éticos, ambientalmente responsáveis, voltados para a comunidade, que estejam fortemente alinhados com a estratégia de negócios e visão da empresa.

Alguns desses programas podem estar relacionados com: Diversidade e Inclusão, Ambiente e Sustentabilidade, Igualdade de Género, Inovação Social, Crescimento Sustentável, Práticas de Economia Circular, Emissão Zero Líquida, Voluntariado, Eventos Sociais, entre outros.

Recorrer a uma consultora traz bastantes vantagens, podendo ser destacado o facto de a empresa poder obter um maior valor dos seus esforços de RSC, e evitar assim o desperdício de recursos, ao mesmo tempo que melhora a reputação e a imagem da marca. Além disso, pode ajudar a desenvolver uma cultura corporativa com práticas mais sustentáveis.

Os consultores desenvolvem e implementam iniciativas inovadoras, contando muitas vezes com envolvimento de toda a estrutura da empresa, de modo a que todos entendam a importância e dêm inputs. Existe também um alinhamento de todas as áreas da empresa com a nova estratégia de RSC, permitindo alcançar um ROI substancial. Durante toda a implementação, é bastante importante medir de que forma a estratégia está a ir de encontro ao planeado, para isso os consultores acompanham de perto e realizam avaliações contínuas, medindo o sucesso através dos KPIs definidos inicialmente.

Para concluir, acredito que iremos ouvir falar cada vez mais deste tipo serviço, que é de extrema importância para todas as empresas, qualquer que seja a sua área de atuação. Apesar de este ser um grande investimento, as consultoras tem o know-how e pessoas com as qualificações certas, para orientar, mais facilmente, as empresas ao sucesso.

Se uma empresa pretende ter reconhecimento da marca, aumento da vendas e filiação dos clientes, este é o serviço certo a investir e que a conduzirá ao sucesso.