Uma mudança na nossa rotina

Salvador Morgado

Aluno de Licenciatura de Economia; Membro do ISEG Business Club

23 de abril de 2021

As mentalidades de certa parte dos estudantes do mundo atual ainda se focam muito no que são as médias, no trabalho que têm de ter para as atingir e limitam a sua vida académica a isso. Esquecem-se de que as notas não devem ser tudo na vida de um aluno em qualquer grau de ensino. É importante haver mais para além da competição escolar e os benefícios que as atividades extracurriculares podem trazer são inúmeros, incluindo também o enriquecimento do currículo.

"É importante haver mais para além da competição escolar e os benefícios que as atividades extracurriculares podem trazer são inúmeros."

A partir do momento que a pessoa se apercebe que o seu dia-a-dia se baseia apenas nas mesmas rotinas, que se divide entre casa e escola, e a sua única atividade é, por exemplo, estudar, é importante procurar algo que nos faça desviar desse ciclo para algo também do nosso interesse e que nos permita desenvolver outras capacidades. Na busca por essa atividade, o foco deve estar conjugado entre as nossas preferências, a nossa idade, as nossas habilidades/capacidades e necessidades.
Independentemente da atividade que escolhemos vamos sempre encontrar vantagens a ela associadas. Para além do objetivo principal – que considero ser o sair da rotina – faz-nos também sair da zona de conforto, permitindo-nos experienciar outras vivências e aumentar o nosso conhecimento. Pelo facto de adicionarmos à antiga rotina um extra, somos responsáveis por gerir da melhor forma possível o nosso tempo, para que esta não se sobreponha à organização do nosso quotidiano e às obrigações já existentes. No caso de encontrarmos uma atividade em grupo, as maiores vantagens que conseguimos retirar da mesma vão ser o trabalho em equipa e o desenvolvimento da socialização com outras pessoas que acabámos por conhecer. A nível da nossa saúde, tanto física como mental, encontramos também muitos benefícios associados. Torna as pessoas menos sedentárias e queima energia proporcionando um melhor descanso. De certa forma ajuda a melhorar a nossa autoconfiança e combater a falta de motivação, por isso devemos olhar para estas atividades como algo positivo e não como algo que nos fará perder tempo, mas sim ganhá-lo da forma mais útil possível, mantendo-nos ocupados.
Como em tudo o que nos rodeia há também algumas desvantagens associadas à realização destas atividades. Já referido anteriormente, a prática deve ser atrativa e feita de forma voluntária e com gosto, porque de forma contrária tornar-se-á uma fonte de pressão e um conflito interno que terá um impacto negativo na pessoa em questão. Apesar de nada comprovar que a prática de atividades extracurriculares esteja interligada positivamente com o sucesso ou motivação escolar, é de conhecimento geral que pode ter um impacto positivo no mesmo, pois permite que os horários de estudo sejam mais produtivos e consequentemente mais bem-sucedidos.
De forma a contribuir com o meu exemplo, considero que a prática de diversas atividades fora do âmbito de escolar tenha sido benéfica pois ajudou-me na concentração, na capacidade de multitasking, relação interpessoal e consegui retirar diariamente as vantagens, acima referidas, que estas me podem proporcionar, sendo que no meu caso permitiu-me ainda atingir um melhor desempenho académico. Com o Teatro Musical, sinto que adquiri um conhecimento mais abrangente sobre diversas realidades e áreas, assim como lidar com pessoas diferentes e situações inesperadas. Em particular, neste ano atípico, o facto de ter atividades extracurriculares, mesmo que de forma remota, permitiu que o tempo passado em confinamento me distraísse das preocupações da faculdade e funcionasse como uma fuga do tema principal e diário da pandemia.
Concluindo a exposição do tema, todos devíamos procurar experienciar algo focalizado numa área e com um determinado objetivo, de forma a desenvolver as nossas capacidades físicas, mentais e que nos desafie diariamente. Estas devem permitir somar à nossa vida algo que nos faça crescer como pessoa, nos traga novas vivências e nos ensine novas habilitações. As atividades extracurriculares são bastante úteis, devem fazer parte da vida de qualquer estudante e tornam-na mais enriquecedora.