Conheces a Help2Learn?

Tiago Dominguez

Licenciado em Management no ISEG

Quem sou eu?

Olá! Chamo-me Tiago Dominguez e estou a desenvolver uma startup chamada Help2Learn, onde crio vídeos animados a explicar matéria escolar de uma forma simples e com humor à mistura (acredito que coisas com piada são mais difíceis de esquecer). Metade destes vídeos estão disponibilizados no YouTube, e a sua totalidade no nosso Patreon, em troca de uma mensalidade de 6€.

Que temas abordam os vídeos?

Nos nossos vídeos abordamos assuntos avaliados no sistema de ensino português para ajudar os alunos a subir as notas e, acima de tudo, a despertar curiosidade e gosto pelas diferentes matérias. Acredito que muitas vezes o “bicho papão” está no quão intimidante é uma matéria como a Filosofia ou Matemática. É o trabalho dos excelentes professores conseguir mostrar que essas disciplinas podem ser divertidas e interessantes, e o Help2Learn é um projeto desenhado para ajudar nisso, trabalhando com apaixonados pelas diferentes áreas. Neste momento temos vídeos sobre Filosofia e Português, e em breve vão sair vídeos sobre Biologia, Física-Química e Economia.

Para além de matéria, também temos duas séries de vídeos chamadas “Factos que Deves Saber” e “Grandes Ideias”, sendo que na primeira lançamos vídeos repletos de factos interessantes sobre diferentes coisas que um estudante pode achar interessantes mas que não sejam avaliadas na escola (como Saúde, Sono e Cafeína), e na segunda lançamos vídeos com ideias que consideramos importantes sobre como ter mais sucesso escolar e na vida. Em suma, cobrimos tudo o que achamos que pode ajudar um estudante a ser bem sucedido na escola.

O objetivo é ser o canal de referência para os estudantes que falam Português, e acredito que o fator diferenciador está na simplicidade, clareza, e humor com que os vídeos são feitos.

"Crio vídeos animados a explicar matéria escolar de uma forma simples e com humor à mistura (acredito que coisas com piada são mais difíceis de esquecer). "

"Se o Ronaldo fosse ouvir e valorizar as opiniões dos adeptos todos, não só daria em maluco como provavelmente não teria sucesso."

Dificuldades em criar uma StartUp

Embora ainda esteja numa fase bastante embrionária deste caminho, já encontrei dificuldades que acho que são inevitáveis. Acho que praticamente todos os estudantes de Gestão/Economia já pensaram em criar algo, seja isso uma empresa, uma associação sem fins lucrativos ou outra coisa. Diria que 95% dessas coisas não vão sair da cabeça dos estudantes para o mundo real por simples medo de falhar, vergonha do que as pessoas possam achar ou simplesmente por dar muito trabalho. As principais dificuldades que encontrei até agora foram:

1) esse medo de falhar/vergonha que referi

2) definir a ideia do que queria criar

3) manter a motivação e disciplina para fazer as coisas acontecer

Como as ultrapassei?

1) Toda a gente está a tentar fazer as coisas da melhor maneira possível, e não há motivos para ter vergonha. Se queres fazer algo, não deves deixar de o fazer só por teres medo de falhar ou do que vão dizer. A vida é como um estádio de futebol, em que há adeptos e jogadores. É fácil ser adepto e ficar a ver e criticar da bancada, mas é muito melhor ser jogador e tentar fazer acontecer. Acredita: todos os teus amigos e familiares vão ter uma opinião bem formada sobre porque é que vais falhar ou ter sucesso. Se fores inteligente, ouves os dois lados. Não leves a peito e acima de tudo presta atenção às opiniões que valorizas mais: se um amigo ou namorado/a não souber do que está a falar, até que ponto é que interessa se ele diz que não vai correr bem? Por outro lado, se alguém tem experiência na área, talvez seja mais inteligente ouvir a sua opinião. Se o Ronaldo fosse ouvir e valorizar as opiniões dos adeptos todos, não só daria em maluco como provavelmente não teria sucesso.

Em relação ao medo de falhar, pergunta-te “E então?”. Seria assim tão grave? Na maioria das vezes, diria que não.

2) Aqui acho que é uma questão pessoal. Não me chamo Elon Musk, mas sempre fui de ter ideias e de tentar criar e fazer coisas diferentes. Gosto muito de ler e ouvir podcasts relacionados com empreendedorismo, porque é uma área que me interessa e apaixona. Se gostas da área, acho impossível leres livros como o Losing My Virginity (biografia de Richard Branson) sem te inspirares.

Se há algo que já aprendi, é que não há certo ou errado no ato de criar: há, sim, o que resulta ou não. Da ideia à execução vai uma longa distância. O Instagram foi criado para ser uma app apenas para a partilha de fotos, e hoje em dia tem a dimensão que tem.

3) Esta foi a maior dificuldade até agora. No início, a única força que faz a ideia arrancar é a vontade de quem está a criar (quer o faças sozinho/a, ou com mais pessoas) de a tornar realidade. Ninguém está à espera de nada, e por isso não existem pressões externas para te estimular a pôr mãos à obra. É preciso manter o foco naquilo que queres alcançar, e estar disposto/a a ser consistente. Uma página por dia é um livro de 365 páginas ao fim de um ano. O importante é ir escrevendo as páginas.

Obrigado ao IBC pelo convite para escrever este artigo e espero que tenhas tirado algum valor!
Se tiveres interesse no projeto que estou a criar podes visitar aqui: http://tiny.cc/help2learn

"Se há algo que já aprendi, é que não há certo ou errado no ato de criar: há, sim, o que resulta ou não. Da ideia à execução vai uma longa distância."